Festas de Final de Ano: Cuidados e Orientações do Corpo de Bombeiros

Em diferentes situações, os acidentes podem ocorrer de forma inesperada, deixando a comemoração sem graça.

Para que as festividades de fim de ano ocorram da melhor forma possível, é preciso tomar alguns cuidados para se prevenir de acidentes domésticos, que podem se tornar uma tragédia. Em diferentes situações, os acidentes podem ocorrer de forma inesperada, deixando a comemoração sem graça.

Há uma expectativa para que as pessoas se reúnam com a família e, geralmente, existe uma pessoa responsável por fazer o churrasco de domingo. O Corpo de Bombeiros Militar, através do Sargento Sérgio, passa algumas orientações e cuidados que devem ser tomados por quem estiver comandando a churrasqueira.

“A confraternização é ótima para as famílias, mas as vezes em uma vontade muito grande de confraternizar, a pessoa esquece de cuidar da própria segurança, principalmente de crianças. Evitar fazer o ascendimento da churrasqueira utilizando o álcool ou qualquer outro material de combustível que tenha uma propagação rápida, que isso pode ocasionar vários acidentes”, disse o sargento.

Sérgio ainda comentou sobre alguns produtos que podem dar maior segurança no ascendimento da churrasqueira.

“Existem alguns materiais que podem ser comprados em lojas agropecuárias, tabacarias que funcionam como se fosse uma pequena vela, e ele ascende a chama de vagar para minimizar ao máximo a questão de acidentes”, finalizou o Sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Sinop.

Todos os anos, o Corpo de Bombeiros de Sinop procura orientar a população para que tome os devidos cuidados, para que o Natal e o Ano Novo possam ser somente de felicidade entre as famílias sinopenses.

 

Vai viajar? Cuidados com a casa

Em viagens longas ou até mesmo curtas, também é preciso tomar alguns cuidados ao deixar a residência sozinha, para que não ocorra nenhum acidente, pois os pequenos acidentes domésticos podem provocar grandes tragédias.

O Corpo de Bombeiros Militar de Sinop também passa uma orientação às pessoas que irão viajar e deixarão suas casas sem nenhuma companhia. Quem fala para a equipe de Jornalismo da Rádio 93 FM é o Sargento Sérgio.

Corpo de Bombeiros faz simulação com botijão de gás. (Foto: assessoria)

“Quando for sair, desligar todos os equipamentos que possam ser desligados da tomada, as vezes a geladeira não dá pra desligar por conta dos alimentos, mas deixar o mínimo de equipamento ligados na tomadas, evitar deixar lâmpadas ligadas. Hoje a gente trabalha muito com lâmpadas de LED, mas algumas residências talvez pode ter lâmpadas que produzem muito calor e nessa produção de calor ela pode ocasionar ou fazer uma condição de iniciar um pequeno incêndio e se propagar rapidamente,” finalizou o Sargento.

Para uma boa comemoração e não ter preocupação, também é recomendado que o morador retire o botijão de gás do interior da residência, deixando fora de casa. Também é preciso verificar as válvulas de manutenção do botijão, se está dentro do prazo de manutenção.

Caso não esteja, é necessário realizar a troca ou retirar a válvula do botijão, de acordo com o Sargento Sérgio, “Se não houver a troca da válvula, então é uma sugestão desconectar a válvula do botijão”.

 

Cuidados com afogamentos

Os afogamentos têm chamado atenção no estado do Mato Grosso, apenas de janeiro à outubro deste ano de 2019 foram registrados 72 casos. Quando se fala em afogamento, é preciso tomar muito cuidado com rios, piscinas e praias, mas não é apenas isso, pois se há água, o afogamento pode ocorrer.

De acordo com o Sargento Sérgio, até mesmo um balde com água pode ocasionar uma tragédia, principalmente quando há crianças nas proximidades.

“Quando há presença de crianças, um balde já é um perigo enorme, mas colocando em situação as características dos rios que nós temos, são muito bonitos mas são muitos traiçoeiros”, disse o sargento.

Ainda é preciso tomar cuidado com correntezas fortes, barrancos de rio, passeios em embarcações, não ingerir bebida alcoólica em beira de rios entre outros cuidados essenciais para uma boa confraternização.

 

Desaparecimento de pessoas

Também é preciso tomar cuidado, com o desaparecimento de pessoas, devido o grande número de pessoas que se concentra nas praças e eventos culturais em comemoração às festividades de fim de ano. Pessoas desconhecidas podem se aproveitar de um momento de descuido e provocar um acidente ou até mesmo um sequestro.

Se falando de criança, o cuidado deve ser ainda maior. Em um evento cultural no município de Sinop, próximo à uma praça, foram registrados três casos de crianças perdidas dos pais, apenas no último domingo (22). Todos os casos foram solucionados com o auxílio da Polícia Judiciária Civil e Conselho Tutelar.

A distração pode ser uma motivação para a criança se perder em meio à aglomeração de pessoas, e a atenção deve ser redobrada. Você pode conferir algumas orientações do Sargento Sérgio, do Corpo de Bombeiros Militar de Sinop.

“Criança ela fica muito animada, muito contente, vê as iluminações, aí o papai noel. São várias distrações para a criança, então as vezes naquele momento o pai ou a mãe distrai um pouco e acaba desaparecendo”, disse o Sargento.

Sérgio ainda diz que “Se não tem uma fitinha pra colocar no braço, faça um cartãozinho, escreva o nome da criança, o endereço, coloca o número de telefone, vai facilitar. E qualquer pessoa que avistar uma criança ou pessoa especial perdido, procure ajuda com alguma autoridade”.

Também é preciso orientar e redobrar os cuidados com pessoas com necessidades especiais, para que não se percam em festas e eventos da cidade.

Corpo de BombeirosCUIDADOSFestas de Fim de AnoFinal de AnoOrientações