Especial Hanseníase: Importância da fisioterapia no tratamento da hanseníase; Veja 3º episódio

O tratamento da hanseníase não é fácil e pode ter complicações ao longo dos 12 meses de medicação, mas é muito importante que ele seja finalizado, afinal a doença tem cura.

De acordo com a técnica em segurança do trabalho, Valdirene Furtado, ela sofreu muitas dores. “Ninguém me falou que era nos nervos e que eu sofreria porque os medicamentos estariam bombardiando a doença e esses nervos estariam comprometidos. Ninguém me falou o que eu ia sentir, as reações, o que ele ia me trazer”.

Conforme a fisioterapeuta Mitali Patel, a vida de quem sofre com a doença é bastante difícil e atividades simples como lavar a louça e secar um copo é bastante complicada por conta dessas dores. “Ela é ocasionada pelo bacilos da hansen e esse bacilo tem como característica atingir as zonas periféricas que são os nervos periféricos do organismo e as células de Schwann, e esses nervos estão relacionados as atividades neuropsicomotoras como as mãos os pés”.

De uma maneira mais simples a fisioterapeuta também alerta que a hanseníase pode causar efeitos mais graves, como por exemplo a perda dos movimentos. “Pode trazer pro individuo o espessamento desses nervos, como se eles ficassem com a espessura maior do que o normal, dor muito intensa, inchaço, perda de movimento em casos mais graves, como as atrofias e a perda da força muscular”.

Mesmo que uma pessoa que sofre com a Hanseníase passe por todos esses transtornos e enfermidades, Mitali afirma que com a fisioterapia os movimentos podem ser recuperados.

“Assim que o indivíduo descobre a doença e começa o tratamento medicamentoso ele pode incluir a fisioterapia no tratamento. Ela pode ajudar tanto com exercícios de fortalecimento, avaliações neuropsicomotoras que ajudam a acompanhar esse quadro pra saber se está progredindo no tratamento, alongamentos com várias técnicas”, conclui Mitali.

Ouça o conteúdo:

 

 

EspecialFisioterapiaHanseníaseJaneiro Roxosaudetratamento
Comentários (0)
Fazer Comentário