Viagem a Trabalho: Dicas Valiosas Que Você Precisa Saber

Viagem a trabalho é algo comum nos dias de hoje, principalmente em grandes empresas que costumam enviar funcionários para outros países.

E essas viagens podem ser bastante  benéficas e produtivas , tanto para empresas, quanto para colaboradores, se, bem aproveitadas.

Por isso, separamos neste artigo dicas valiosas que você precisa saber sobre esse assunto. Veja!

 

Planejamento

O principal ponto que deve ser ressaltado é a respeito do planejamento. Sem ele, dificilmente as coisas sairão da melhor maneira e a sua viagem a trabalho poderá se tornar uma grande dor de cabeça.

Portanto, para evitar essa situação planeje-se e organize-se sobre tudo que envolva a viagem. Por exemplo, você precisará da moeda local para pagar as coisas, então precisará antes ir em uma casa de câmbio para trocar dinheiro.

Outra situação é referente aos seus documentos para viajar, como passaporte e visto. Veja se eles estão certos ou se já passaram da validade, pois em caso positivo você terá que pedir a emissão de novos (e não costuma ser tão rápido). 

Além do mais, tem questões relacionadas a  hospedagem, meios de transporte, bagagem, material de trabalho, seguro viagem … Por isso, anote tudo em um papel, no celular ou no computador para não esquecer nada.

E uma dica extra: faça pesquisas sobre o destino para você não ficar “perdido” quando chegar lá. Tenha noção de onde é o seu hotel, quais lugares tem por perto (restaurantes, mercados, transporte…), quanto tempo demora para um trem ou ônibus passar, etc

E claro, pesquise sobre a cultura e os hábitos dos moradores para não cometer gafes/mal entendidos. Assim, sua adaptação será mais fácil.



 

Horário

Seguindo a linha de raciocínio do tópico anterior,  organize-se e planeje-se  para chegar aos compromissos no horário. Ninguém gosta de atrasos e, caso isso aconteça, provavelmente você causará uma impressão ruim. 

Além disso, evite sair mais cedo de reuniões. Atente-se com o fuso horário do local.

 

Bagagem

Seja objetivo(a) na hora de fazer as suas malas. Lembre-se: é uma viagem a trabalho, não dias de férias fora do país. 

Sendo assim, pense no dress code da sua empresa, mantenha-o em suas escolhas e pesquise sobre o clima que estará no destino, pois dessa forma você poderá ser mais assertivo (a) em suas escolhas.

Afinal, não tem porque levar, por exemplo, jaquetas, casacos, cachecóis e roupas de frio, se quando você chegar ao destino estiver no verão, com dias chegando a casa dos 30 graus. 

Escolha peças-chave do seu guarda-roupas e evite peso desnecessário em suas malas.

 

Networking

Conheça e faça amizade com novas pessoas, profissionais que trabalham na mesma área que você e  troque contatos , pegue o telefone, e-mail, converse e expanda sua rede de contatos, pois ela é essencial para o seu crescimento profissional. 

Aproveite as oportunidades.

 

Reserve um tempo para você aproveitar/relaxar

Por fim, mesmo que seja uma viagem a negócios, não deixe de reservar um tempo para você aproveitar/relaxar no destino.

Quer dizer, você pode ir em um bom restaurante para jantar, visitar algumas atrações conhecidas do país, fazer algumas compras, conhecer a cultura local… enfim, tenha em mente que nem só de trabalho é feita a sua viagem.

Porém, não faça da viagem a trabalho, uma viagem de turismo. Tenha bom senso e não exagere, pois erros cometidos nesse tipo de viagem podem ocasionar em danos à imagem profissional. Portanto, não abuse, aproveite na medida certa!




Comentários (0)
Fazer Comentário