Desenhos infantis podem refletir negativamente no comportamento infantil

Nos dias de hoje é imensamente comum os pais recorrem a programas infantis como a Galinha Pintadinha, o Patati Patatá e a Peppa na hora de distraírem seus filhos.

Desde os primeiros meses de vida os bebês recebem uma enxurrada de cores e estímulos visuais que os fazem ficar hipnotizados com as telas, seja da televisão, computador ou smartphone.

Para alguns pais, esta pode parecer a melhor opção para acalmar e distrair os pequenos, pois como muitos deles relatam: É só colocar a Galinha Pintadinha e pronto! O bebê para de chorar e fica longos períodos distraído com o desenho.

O porquê da contraindicação

Apesar de parecer inofensivo e até bonitinho, a hipnose que esses desenhos e programas infantis provocam no bebê podem acabar afetando seu desenvolvimento. O recomendado pelos especialistas é que a exposição às telas deve ser extremamente controlada para crianças com menos de 2 anos.

Isso porque o excesso de televisão ou celulares pode contribuir para o aparecimento de distúrbios do sono e acabam prejudicando os laços afetivos entre o bebê e os pais.

No início os bebês possuem uma linguagem bem rudimentar, por isso recorrem ao choro para expressar suas necessidades. Em seus primeiros meses de vida, o bebê passará por grandes mudanças e adaptações, por isso precisam de muito carinho e compreensão dos pais.

O colo, os afagos, o abraço, as brincadeiras, as canções de ninar possuem grande importância para o desenvolvimento emocional da criança e fortalecem os laços afetivos entre pais e filhos.

Quando você acostuma o bebê a se acalmar com a Peppa, você está transferindo a ela o papel de educar seus filhos.

Embora seja imensamente desafiador, o bebê precisa da companhia dos pais para se desenvolver de forma saudável. Por isso, desligue a televisão e aproveite cada segundo ao lado do seu pequeno.