Confundida com Alzheimer e Demência, Depressão em Idosos Requer Atenção

Veja os Fatores Que Envolvem a Depressão na Terceira Idade

A depressão em idosos é um mal que preocupa cada vez mais os médicos e especialistas, pois a doença pode vir a afetar outras áreas da saúde de uma pessoa na terceira idade. Uma das maiores preocupações de médicos e especialistas é que comumente a depressão em idosos é diagnosticada com demência e Alzheimer.

A depressão provoca muita angústia e tristeza no indivíduo afetado, e traz consigo sintomas físicos e psicológicos. Os males provocados pela depressão são devastadores, por isso, para superar está doença é necessário tratamento médico e muito apoio da família. Esse é um momento muito delicado, e todo carinho e amor recebido será essencial para superar a doença.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde o Brasil possui o maior número de pessoas depressivas da América Latina, estima-se que mais de 12 milhões de brasileiros sofram com a depressão.

Assim, a depressão na terceira idade pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Tristeza profunda e persistente
  • Fadiga e desanimo
  • Dificuldade na capacidade de concentração
  • Pensamentos suicidas
  • Sentimentos de inutilidade
  • Pessimismo extremo
  • Perda ou ganho de peso
  • Irritabilidade recorrente

Depressão em Idosos

As pessoas que sofrem com a depressão sentem uma tristeza persistente e duradoura, a depressão faz com que o indivíduo perca a vontade de viver, afetando também todos que estão ao seu redor. Além dos sintomas psicológicos, a depressão em idosos também pode ocasionar sintomas físicos, nos quais podemos destacar:

  • Tontura
  • Dores
  • Fadiga

No entanto, ao buscar auxílio, é comum que a pessoa idosa não receba nenhum diagnóstico, tendo em vista que os sintomas estão associados à depressão.

Nos dias de hoje é muito comum aprendermos que devemos ser gratos e estar felizes o tempo todo, o que acaba gerando uma certa pressão para a pessoa que sofre com a depressão, pois por ser uma condição clínica, a pessoa depressiva não pode simplesmente melhorar de forma instantânea, e toda a pressão para que ela se demonstre grata e feliz o tempo todo acaba intensificado o sentimento de angústia.

No entanto, devemos ser capazes de compreender que a tristeza é um sentimento como qualquer outro, sendo parte do comportamento humano, aliás, somente aquele que experimentou a tristeza será capaz de valorizar seus momentos de felicidade.

Porém, quando a tristeza torna-se recorrente, é muito importante buscar apoio psicológico para uma análise capaz de diagnosticar a depressão.

Entendendo os fatores que envolvem  a depressão

Ao chegar na terceira idade, é muito comum que a pessoa idosa experimente uma sensação de isolamento e distanciamento de todos aqueles que um dia integraram o seu dia a dia. A solidão se instaura e comumente resulta em quadros depressivos.

Assim, devido a uma série de fatores que envolvem a terceira idade, é muito comum que as pessoas não deem atenção às queixas dos idosos em relação ao fato de estarem se sentindo tristes, apáticos e desmotivados em seu dia a dia. Este é um fator que interfere diretamente no diagnóstico da doença, impossibilitando que a pessoa idosa receba o tratamento adequado para superar a depressão e assim trazer mais qualidade de vida aos seus dias.

Dessa, primeiramente é essencial que saibamos compreender que a depressão pode atingir qualquer pessoa, mas que no entanto, devemos ser capazes de notá-la para que assim possamos superar mais esta etapa em nossas vidas. Saiba que com o tratamento adequado, e com o apoio e o carinho de pessoas que você ama, a depressão tende a ser reduzida de forma gradual, possibilitando que aos poucos você se sinta melhor em seu dia a dia.

Olhe para dentro de si e busque dentro de você aquilo que te faz prosseguir, buscando em sua essência a razão pela qual você deseja superar a depressão.