Dados apontam redução de registro de ocorrências, devido isolamento

O isolamento social foi necessário devido à Pandemia de Covid-19.

Após análise do Observatório de Violência, foi constatado uma redução nas ocorrências policiais em Mato Grosso, devido ao novo coronavírus. O observatório está integrado à Adjunta de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Acredita-se que a redução do registro de criminalidade, seja em decorrência do isolamento social.

Foram analisados os dias 10 à 29 de março, através do Sistema de Registro de Ocorrências Policiais (SROP), onde a Polícia Militar e Polícia Civil registram os Boletins de Ocorrência. Por se tratar de dados preliminares, estão passíveis de alterações após a consolidação pleo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Se comparar com o mesmo período do ano passado, os crimes de latrocínio – roubo seguido por morte – caíram 85,7%. No ano passado foram registrados sete latrocínios, já em 2020 foi registrado um caso. Também caíram os índices de roubos (30,7%); furtos (40,4%); lesão corporal (34,4%); tráfico de drogas (36,3%).

Nos casos de homicídio doloso, quando há a intenção de matar, os dados apontam uma redução de 4,3%. Foram 44 pessoas assassinadas em 2020, no período de 10 à 29 de março, enquanto no ano passado – mesmo período – foram 46.

Os casos de violência contra a mulher caíram 35% no Estado, se comparados os períodos de 10 à 24 de março, em 2019, com 2.170 casos e 2020, com 1.402 casos registrados. Estão incluídas no levantamento, as 23 principais naturezas criminais praticadas contra as mulheres, como ameça, homicídio doloso e assédio sexual.

A redução dos números pode não significar a redução do crime, de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, pois o agressor por estar em casa inibindo a vítima ou também pelo motivo de fechamento dos bares, já que o álcool é um potencializador da violência doméstica. (Com colaboração da Assessoria / PJC-MT)

CriminalidadeMato Grossoocorrência policialPolíciaredução de ocorrênciasregistro de boletinssegurança
Comentários (0)
Fazer Comentário