Construção de Creche do Governo Federal deve ser retomada por prefeitura

A retomada deve acontecer nas próximas semanas.

As obras de uma creche, iniciadas pelo Governo Federal ainda em 2013, serão retomadas pela Prefeitura Municipal de Sorriso. O prédio fica localizado no bairro Rota do Sol, em Sorriso, onde a empresa responsável pela construção havia abandoado a obra. De acordo com informações, o Governo teria deixado de pagar as parcelas para a empresa.

O anúncio da retomada foi feito pelo próprio prefeito da cidade, Ari Lafin, que gravou um vídeo na casa do presidente licenciado do bairro, Edinho, que vinha solicitando a retomada das obras, desde o início de sua gestão.

“Já autorizamos a empresa LHC a retomar a obra do Cemeis, a creche Rota do Sol, com recursos próprios. O Governo vem atrasando as parcelas, e nós não podemos mais admitir este prejuízo para a população local. Então vereador, moradores e autoridades. Está autorizado R$ 800 mil para a retomada do Cemeis”, anunciou Ari.

No mesmo vídeo, Ari revelou outras ações para o bairro Rota do Sol, como a retomada das obras do Lago, que haviam sido paralisadas devido as fortes chuvas e o período de pandemia. As bocas de lobo do bairro também deverão ser limpadas, afim de evitar a proliferação do mosquito da dengue e possíveis alagamentos.

Ainda em 2019, o então presidente do bairro, Edinho, havia ido até o gabinete do prefeito para solicitar a locação de um prédio para que a creche entrasse em funcionamento. Na oportunidade, o presidente solicitou também o asfaltamento de duas ruas do bairro, sendo que uma dá acesso à BR-163.

De acordo com informações, algumas autoridades já teriam solicitado à justiça para que a prefeitura pudesse retomar as obras. Por ser uma obra do Governo Federal, o município não poderia interferir no andamento da creche. A obra já foi visitada pelo deputado federal Juarez Costa, que se comprometeu em buscar apoio na liberação.

A prefeitura de Sorriso conseguiu a liberação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para aplicar cerca de R$ 800 mil de recursos próprios, na construção da creche. Trata-se não apenas de um bairro, mas uma região que será beneficiada com a obra, pois há uma grande quantidade de crianças nas proximidades do bairro.

ConstruçãoCreche do Rota do SolEdinhoEducaçãoGoverno Federalobras paralisadasPrefeituraRota do SolSorriso