Concessão da Ferrogrão será em 2020, ouça afirmação do ministro

Até o primeiro semestre de 2020 deve ser lançada a concessão para a construção da Ferrovia Ferrogrão, que irá ligar Sinop até Miritituba no estado do Pará. O anúncio foi feito pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Além da concessão da nova ferrovia, em Mato Grosso também deve ser construída entre Água Boa (MT) e Campinorte, em Goiás uma outra ferrovia. Contudo essa será de um outra maneira.

De acordo com o ministro, o governo pretende realizar a prorrogação antecipada de trechos já concedidos, sendo que as outorgas devidas em decorrência da medida poderão ser pagas pelas concessionárias por meio da construção de novos segmentos ferroviários, cuja propriedade deverá ser da União.

Outras Ferrrovias
A Ferrogrão deve ser a 3ª a ser concedida. O primeiro trecho deverá ligar Porto Nacional, no Tocantins, a Estrela D’Oeste, em São Paulo, integrando uma conexão entre os portos de Itaqui (MA) e Santos (SP). Essa concessão deve ocorrer em março deste ano.

A segunda concessão, que também está planejada para 2019, ou mais tardar início de 2020 é a chamada Ferrovia de Integração Oeste-Leste, entre Caetité ao Porto de Ilhéus, na Bahia.

“Com essas ações, a participação do modus ferroviário na matriz de transporte deve dobrar até 2025”, disse Gomes de Freitas. (Com informações Agência Brasil)

Ouça o que diz o ministro sobre as concessões:

Assista o vídeo com a fala do ministro:

concessãoEscoamentoferroviasMirititubasinop
Comentários (0)
Fazer Comentário