Comitê realiza fiscalizações de prevenção da Covid-19 em escolas e instituições particulares

O retorno às atividades da rede particular é facultativo às instituições e que vem, de forma gradativa, retomando as aulas.

Instituições privadas do segmento educacional de Sinop, sejam escolas, faculdades ou que atuam com a oferta de cursos livres (idioma, reforço, por exemplo) vêm recebendo a visita do Comitê de Fiscalização e Acompanhamento criado pelo poder público para dar suporte e garantir um retorno mais seguro às atividades escolares.

O objetivo do trabalho é realizar visitas, vistorias e observar, em loco, o atendimento às normas de prevenção e mitigação ao contágio do novo coronavírus, conforme os decretos municipais em vigência. As instituições apresentaram à Secretaria Municipal Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C) planos individuais de providências contendo as diretrizes a serem adotadas.

O retorno às atividades da rede particular é facultativo às instituições e que vem, de forma gradativa, retomando as aulas.

“Esse plano de contingência das escolas tem que conter todas as medidas elencadas no decreto. Também pode acrescentar outras que compreenderem possíveis à sua realidade escolar como estrutura, logística, entre outras. Porém, sem que ocorra perda das medidas já definidas em decreto”, explica a bióloga Cristiane Pereira, integrante da comissão.

Durante as agendas, todo o check list é conferido. Em caso de desconformidade, a unidade escolar é notificada e tem 24 horas para responder, protocolando junto à Secretaria Municipal de Educação, uma resposta para os apontamentos. “É um processo contínuo. Posteriormente, outras pessoas do comitê irão às unidades e escolas para que seja realizada novamente vistoria”, considerou Cristiane.

Como avalia a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, o saldo do trabalho é positivo. Ela destaca o diálogo com as unidades particulares de ensino, uma vez que, juntas, só essas escolas de educação básica absorvem um quantitativo de cerca de sete mil alunos.

“Estamos fazendo o monitoramento daqueles planos que recebemos”, destaca a gestora. Nesta primeira etapa, todas as escolas já receberam as visitas da comissão. Novas vistorias nesses estabelecimentos voltarão a ocorrer. (Da assessoria)

ComitêCoronavírusCovid-19escolasInstituições Privadassinop
Comentários (0)
Fazer Comentário