‘Operação Marias’ mobiliza o combate à violência contra a mulher

A mobilização em Mato Grosso faz parte da 'Operação Marias', realizada neste mês em 16 estados e o Distrito Federal.

Neste mês, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso realizou a Operação Marias, que possibilitou a prisão de 13 pessoas por crimes previstos na Lei Maria da Penha. A ideia, de acordo com a instituição, é realizar ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Três adolescentes também foram apreendidos por crimes análogos. Os municípios onde as prisões foram cumpridas são Cáceres, Juara, Tangará da Serra, Poconé, Rio Branco, Rondonópolis, Sorriso e Várzea Grande. Também foram concedidas pela justiça, 135 medidas protetivas.

Foi empregado um efetivo de 246 policiais em 50 veículos para cumprimento dos mandados.

A mobilização em Mato Grosso faz parte da ‘Operação Marias’, realizada neste mês em 16 estados e o Distrito Federal, e coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC), com o objetivo de reprimir crimes relacionados à violência doméstica e familiar. Foram cumpridas no País 306 prisões.

As unidades policiais estão empenhadas durante o mês de março nas demais atividades previstas, como realização de oitivas, solicitação de medidas protetivas e instauração e conclusão de inquéritos envolvendo crimes de violência doméstica e familiar.

O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Gianmarco Paccola Capoani, destaca o empenho das unidades policiais para dar cumprimento às ações investigativas de crimes que envolvam violência contra as mulheres, assim como as medidas protetivas e as ações de apoio psicossocial e de orientação.

“Temos trabalhos relevantes desenvolvidos pelas regionais que prestam apoio às vítimas, a exemplo da Rede Frente em Barra do Garças, do projeto iniciado agora pela Delegacia da Mulher em Cáceres, o “Dona de mim – eu quero, eu posso, eu consigo’ e projetos desenvolvidos nas duas maiores cidades do estado, Cuiabá e Várzea Grande”, citou o diretor sobre o projeto Ainda Posso Sonhar.

O projeto que oferta terapia em grupo a mulheres vítimas de violência na Delegacia Especializada de Cuiabá e o Projeto Papo de Homem para Homem, da Delegacia da Mulher de Várzea Grande, que realiza ações orientativas e preventivas com o público masculino.

Além das ações policiais com o cumprimento de mandados de prisão e autuações em flagrante, as delegacias especializadas de Defesa da Mulher desenvolvem ao longo do mês atividades orientativas e de atendimento psicossocial. (Com assessoria)

combate ao crimeDia da MulherMato GrossomulheresOperação MariasPJC MTPolícia Civilviolência contra mulher
Comentários (0)
Fazer Comentário