Com rios abundantes e biodiversidade, Mato Grosso lidera pesca esportiva no Brasil

Um levantamento do Ministério da Pesca e Aquicultura (MAPA) revelou que, entre 2021 e 2023, o estado emitiu mais de 220 mil licenças de pesca, liderando o ranking nacional — à frente de estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Segundo a Secretaria Estadual de Turismo (Sedtur), o número expressivo de licenças é reflexo do crescimento da modalidade e da atração que o estado exerce sobre pescadores de todo o país e do exterior. “Além dos rios e da diversidade de espécies, políticas públicas como a aprovação da Lei do Transporte Zero foram fundamentais para esse avanço”, explicou o órgão.

A nova legislação proíbe o transporte de pescado em todo o território mato-grossense, reforçando a prática do pesque e solte e promovendo a conservação das espécies.

Por que Mato Grosso é o queridinho dos pescadores?

O segredo está na combinação perfeita entre natureza, infraestrutura e conservação. O estado é cortado por grandes bacias hidrográficas — Amazônica, Tocantins-Araguaia e Paraguai —, que alimentam rios como o Araguaia, Teles Pires, Juruena, São Lourenço, Xingu e Paraguai.

Esses rios abrigam algumas das espécies mais desejadas da pesca esportiva, como o tucunaré, dourado, pirarucu e traíra, além de pintado, pacu, jaú, pirarara, matrinchã, cachara, piraíba e tambaqui.

A hospitalidade das comunidades ribeirinhas, as pousadas especializadas, os campeonatos anuais e o apoio do setor público também colaboram para tornar Mato Grosso uma referência no turismo de pesca.

Cidades que se destacam na pesca esportiva:

De acordo com o Ministério do Turismo, dez cidades mato-grossenses são referência nacional na atividade:

  • Cuiabá

  • Alta Floresta

  • Nova Canaã do Norte

  • Sinop

  • São Félix do Araguaia

  • Pontes e Lacerda

  • Canarana

  • Cáceres

  • Poconé

  • Barão de Melgaço

Esses municípios oferecem acesso facilitado por rodovias, rios navegáveis e aeroportos regionais, como o Aeroporto Internacional Marechal Rondon (Cuiabá), o Aeroporto de Sinop e o de Alta Floresta.

Quando ir?

A melhor temporada para pesca esportiva em Mato Grosso vai de fevereiro a outubro, quando o nível dos rios favorece tanto a prática quanto a observação da fauna e da flora locais.

Um setor que gera emprego e renda

Um estudo divulgado durante a Fishing Show Brazil, em São Paulo, aponta que o setor de pesca esportiva movimenta 9 milhões de pescadores no Brasil e gera mais de 200 mil empregos diretos e indiretos.

Em Mato Grosso, a atividade já representa um importante vetor de desenvolvimento econômico e sustentável para diversas regiões.

Pescar e conservar: um novo modelo de turismo

A pesca esportiva, quando praticada com responsabilidade, fortalece a preservação ambiental, valoriza o conhecimento das comunidades locais e impulsiona o turismo consciente. Mato Grosso vem mostrando que é possível aliar exploração turística e conservação da natureza, sendo exemplo para o restante do país.