Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe Inicia no Dia 23 de Março Para Pessoas Com Mais de 60 anos

Veja o Calendário Completo da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe

Por conta da pandemia do Coronavírus, pessoas com mais de 60 anos e profissionais da área de saúde serão priorizados na Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, que terá seu início no dia 23 de março.

Posteriormente, outros grupos do público-alvo da Campanha de Vacinação receberão a dose da vacina contra a gripe.

Por que priorizar os idosos?

Estudos demonstraram que pessoas com mais de 60 anos de idade são mais suscetíveis as complicações que envolvem o novo coronavírus, e por isto foram priorizadas na Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe.

Vale ressaltar que a vacina da gripe não é capaz de prevenir o novo coronavírus, ela é capaz de evitar somente o vírus influenza.

A prioridade dos idosos possui o intuito de impedir uma sobrecarga do sistema respiratório, que em um eventual contágio do novo coronavírus, poderia gerar graves complicações.

Outro fator importante da vacina contra o vírus influenza é que ela ajuda a diferenciar a gripe do coronavírus, facilitando o diagnóstico da doença.

Assim, se uma pessoa tomou a vacina contra a gripe, mas apresentar sintomas como tosse e falta de ar, possivelmente o vírus influenza não é o causador dos sintomas, cabendo a um médico a confirmação ou descarte da presença do novo coronavírus.

Além dos idosos, os profissionais da área de saúde também serão priorizados na Campanha de Vacinação Contra a Gripe por conta do alto risco de entrarem em contato com os vírus causadores das duas doenças, tanto o vírus da gripe, quanto o do coronavírus.

Outro fator que prioriza a vacina contra o vírus influenza em profissionais da área de saúde é a possibilidade de eles transmitirem a doença a pessoas em estado de saúde fragilizado.

Calendário da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe

Após os idosos e os profissionais da área de saúde, a campanha irá se estender para professores, profissionais de segurança, pessoas com doenças crônicas, crianças, gestantes, puérperas e também para os indígenas.

Abaixo você confere o calendário completa da Campanha de Vacinação Contra Gripe 2020.

Confira.

  • Início da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe no dia 23 de março

Público-alvo: Idosos e profissionais da área de saúde.

  • 16 de abril

Público-alvo: Professores, profissionais das áreas de segurança e salvamento e pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, asma e bronquite.

  • 09 de maio

Público-alvo: Crianças a partir dos 6 meses até 6 anos incompletos, pessoas com idade entre 55 a 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas.

  • Dia D em 9 de maio

Sábado no qual os postos de saúde e diversos outros pontos disponibilizarão a vacina para todo o público-alvo da campanha.

Calendáriocampanha nacional de vacinação contra gripeCoronavírusgripeidososvacinavírus influenza
Comentários (0)
Fazer Comentário