Bons pagadores podem ter benefícios em financiamentos

Os consumidores de Mato Grosso, que são bons pagadores, poderão ter alguns benefícios após a sansão, pelo presidente Jair Bolsonaro, do projeto que altera o cadastro positivo. As mudanças devem entrar em vigor em seis meses.

Esse cadastro já existe desde 2011, mas só entrou em vigor no ano de 2013, contudo ainda tem pouca adesão. Com a alteração, os bancos e outras instituições financeiras podem incluir o nome de consumidores nessa lista sem a necessidade de autorização prévia.

O texto já havia recebido aprovação no Senado no dia 13 de maio, após ter passado por mudanças na Câmara Federal.


Conforme o diretor financeiro da CDL de Sinop, Fábio Arrotheia,  o cadastro positivo funciona como um banco de dados para “reconhecer” os consumidores que são bons pagadores, ou seja, aqueles que costumam pagar suas dívidas em dia e não estão inadimplentes. É uma espécie de “currículo financeiro” do bom pagador e isso traz benefícios.

“É uma recompensa por estar em dia com sua situação financeira, pra que consiga com outras possibilidades em bancos, caso precisar de empréstimos, e consiga juros menores exatamente por ser esse bom pagador”, explica.

Ouça a entrevista completa:



O cadastro positivo serve como referência para varejistas e credores (bancos ou financeiras) identificarem quem são os bons pagadores que buscam crédito.

De posse dessas informações, o objetivo é que eles consigam separar quem atrasa as contas de quem paga os boletos em dia e, assim, decidir para quem vão emprestar dinheiro. Quando o risco de calotes é mais baixo, eles podem cobrar juros menores do consumidor.

Bons PagadoresCadastro Positivomudanças
Comentários (0)
Fazer Comentário