É Hora do Lanche! Dicas Para Incentivar Bons Hábitos Alimentares na Infância

Uma Alimentação Saudável Contribui Para a Saúde e o Bem-Estar Das Crianças

Uma alimentação saudável é essencial para a nossa saúde e bem-estar, e com algumas dicas eficazes podemos incentivar bons hábitos alimentares durante a infância.

Sabemos que fazer com que os pequenos apreciem alguns alimentos pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, é essencial que encontremos formas de incentivar os pequenos a adotarem uma alimentação saudável em seu dia a dia.

Tanto nas refeições principais, quanto na hora do lanche, é possível criar pratos incrivelmente saborosos usando alimentos naturais e saudáveis.

Alimentação saudável durante a infância

Um fator muito importante a ser ressaltado a respeito da alimentação infantil diz respeito a variedade de alimentos que compõem o cardápio das refeições das crianças em seu dia a dia, pois, diante da recusa dos pequenos em experimentar novos alimentos, muitos pais acabam mantendo a dieta das crianças restrita em apenas um grupo de alimentos.

No entanto, a diversidade de alimentos promove uma alimentação saudável e balanceada e ainda fornece aos pequenos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento saudável,

Dessa forma, é essencial que evitemos manter a alimentação das crianças restritas a apenas um grupo de alimentos, encontrando formas de inserirmos novos alimentos na rotina alimentar dos pequenos.

Uma alimentação infantil restrita a apenas um determinado grupo de alimentos pode acarretar em uma carência nutricional, e esta, por sua vez, pode favorecer o surgimento de doenças que afetem a saúde e o bem-estar das crianças.

Ressaltando ainda que uma alimentação adequada é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico infantil, tendo em vista que este atua na proteção contra a ação de vírus e bactérias, assegurando o bem-estar dos pequenos.

Dicas para incentivar bons hábitos alimentares na infância

Confira algumas dicas essenciais para promover uma alimentação rica e balanceada durante a infância:

  • Aposte nas cores dos legumes, vegetais e frutas: Os alimentos naturais possuem cores vibrantes e atraentes, e podemos usá-las para criar pratos divertidos que despertem o interesse das crianças. É muito comum, ao se deparar com um prato cheiro de cores, que os pequenos queiram experimentar os alimentos, sendo esta uma ótima forma de incentivar bons hábitos alimentares durante a infância.
  • Ofereça os alimentos de diversas maneiras: É essencial que, diante da recusa da criança em apreciar um determinado alimento, encontremos novas formas de inseri-lo na alimentação infantil, dando a criança uma nova chance de saborear o alimento. Assim, mesmo que o seu filho não tenha gostado de um alimento, experimente prepara-lo de formas diferentes, explorando novas possibilidades para servir o alimento à criança.
  • Aposte nas combinações: As combinações de alimentos são uma boa maneira de incentivar bons hábitos alimentares durante a infância. Dessa forma, use os alimentos que o seu filho comumente aprecia, para combinar com novos alimentos, pois esta é uma excelente forma de inserir novos alimentos na alimentação infantil.

Como, por exemplo, se o seu filho gosta de macarrão, você pode experimentar acrescentar alguns legumes durante o preparo do prato, aumento de forma significativa a chance de a criança apreciar os legumes.

Outro ponto muito importante, e que contribui para a adoção de uma alimentação saudável durante a infância é conversar com as crianças sobre a importância de uma alimentação rica e balanceada.

Mostre para o seu pequeno todos os benefícios de uma alimentação saudável, evidenciando ainda que esta possibilitará que ele se desenvolva com muita saúde, sendo fundamental para o seu crescimento saudável.

Nos dias de hoje há muitos desenhos infantis que incentivam as crianças a adotarem uma alimentação saudável, e este é um fator que também pode contribuir para que as crianças apreciem os alimentos naturais em sua alimentação diária, contribuindo diretamente para a sua saúde e bem-estar.

alimentação saudávelbons hábitos alimentarescriançasinfância