Benefícios dos freios ABS para os automóveis

A segurança sempre foi um dos pilares da indústria do automóvel e o sistema de frenagem é um dos principais pontos de atenção.

Antigamente, ao frear forte e rápido, os motoristas mantinham a pressão no freio, tentando fazer as rodas pararem de girar e acabavam perdendo o controle e a estabilidade do veículo, resultando em um acidente de trânsito.

Aqui você encontra tudo o que precisa saber sobre o sistema de freio ABS!

Breve revisão histórica

O sistema de frenagem ABS foi projetado em 1929 para aviões devido aos problemas de derrapagem que causavam a perda de aderência dos pneus durante a frenagem das aeronaves na pista.

Em 1978, a tecnologia de freios ABS foi incorporada à indústria automotiva como um sistema de segurança ativo. A partir de 2014, é um item de segurança obrigatório na fabricação de veículos e é um reforço eficaz para uma frenagem segura.

O que é ABS?

Sua sigla corresponde ao Antilock Braking System. Consiste em um sistema de segurança para dosar a força de frenagem, com o objetivo de evitar a perda de aderência das rodas na estrada e, portanto, garantir que o veículo não deslize na estrada. Ou seja, não há perda de tração nas rodas.

A função do sistema de freio antibloqueio ABS é reduzir a distância de frenagem e evitar que as rodas do carro bloqueiem e derrapem incontrolavelmente. Desta forma, o carro desacelera de forma otimizada, permitindo que o motorista estabilize e controle o veículo até que ele pare completamente.

Como funcionam os freios ABS?

O ABS é um sistema eletrônico de controle de frenagem que funciona de acordo com o princípio da cadência, ou seja, frenagem intermitente, exceto que os freios ABS o fazem de forma automática e muito mais eficaz.

Esse processo de aplicação e liberação dos freios na roda é feito na forma de pulsos para evitar que ela trave e evitar que o veículo derrape.

O sistema de frenagem ABS usa sensores para detectar quando uma roda está girando em uma taxa diferente das outras. Se o sensor detectar uma roda girando mais lentamente ao frear, é um sinal de que a roda está travando ou prestes a travar.

A eletrônica então reduz a pressão do freio, acionando uma válvula de alívio, até que ela se iguale com as demais rodas.

Para verificar se o sistema ABS do seu carro está funcionando corretamente, prossiga para frear rapidamente e com força, caso contrário procure uma empresa de peças para carros importados.

Se você sentir o pedal do freio vibrar ou tremer sob o pé direito, é uma indicação de que o sistema está funcionando corretamente.

É aconselhável verificar o sistema de freio ABS a cada 10.000 km e manter sempre bons hábitos de condução.

Benefícios do sistema ABS

A utilização da tecnologia de travagem ABS ajuda a melhorar a nossa qualidade de vida e proporciona níveis mais elevados de segurança de condução. Embora a prudência e a direção defensiva do motorista continuem sendo o fator-chave.

Por outro lado, a ferramenta de freio ABS amplia seu campo de aplicação e com excelentes resultados em unidades de transporte pesado ou carga, bem como em motocicletas.

Conheça as vantagens deste sistema:

  • Ajuda a parar o veículo em uma distância menor durante a frenagem de emergência.
  • Evita o travamento das rodas;
  • Permite uma maior aderência à estrada;
  • Otimiza a vida útil e o desgaste dos pneus;
  • Aumenta o controle sobre o veículo;
  • Reduz a probabilidade de ter um acidente;
  • Melhor desempenho de frenagem em várias condições;
  • Reduz drasticamente a rotação, derrapagem ou deslizamento;
  • Permite manobrar o carro durante a frenagem.

Tenha sempre em mente o lema. Saber frear em caso de emergência é muito importante, mas ter o sistema de freio ABS faz toda a diferença!