Saiba vencer os desafios do e-commerce e aumentar suas vendas de turismo online

                                                             

 Saiba vencer os desafios do e-commerce e aumentar suas vendas de turismo online. As empresas do segmento de turismo entendem que o e-commerce (loja virtual) é um espaço muito importante para as vendas e faturamento, visto que grande parte dos processos de compras de passagem e reservas são feitas nesse ambiente. Por isso, entender mais sobre os desafios do e-commerce é uma maneira de se preparar ao máximo para ter ótimos resultados. 

O comércio eletrônico obteve um crescimento expressivo nos últimos anos e os empreendedores de diversos setores, especificamente do turismo online, têm apostado no poder do e-commerce para se destacarem e se manterem competitivos.

O ambiente virtual oferece várias oportunidades de negócios, visto as diversas vantagens e facilidades agregadas, trazendo possibilidades para as pessoas que estão sempre conectadas e os empreendimentos que conseguem se posicionar nesses locais. 

Contudo, assim como qualquer formato de negócios, apesar dos diversos benefícios, existem alguns grandes desafios no e-commerce.

Para se ter uma ideia, um ponto positivo da loja virtual é a possibilidade de fazer compras 24 horas, com praticidade e comodidade. 

Por outro lado, o site precisa estar sempre pronto para atender as demandas dos clientes e há uma alta concorrência que precisa ser levada em conta.

Isto posto, é muito importante ter uma boa infraestrutura, logística, suporte, atendimento e outros recursos essenciais para a eficiência e qualidade de um site.

O processo de divulgação dos produtos e a fidelização dos clientes são outros detalhes que os empreendedores devem se atentar. 

Nesse sentido, uma maneira de ter resultados interessantes é apostando nas estratégias de marketing digital e pós-venda.

A internet oferece excelentes possibilidades para todos, mas é importante que os empreendedores saibam da competitividade diante dos concorrentes e se preparem para ter um diferencial no seu negócio.

Esta dica é relevante em todos os segmentos, seja num e-commerce de turismo online, conforme abordaremos a seguir, mas também pode ser aplicado com qualidade em prestadoras de serviço de conserto de equipamentos hospitalares.

O fato é que um e-commerce de sucesso exige trabalho e comprometimento diário para vencer os desafios. 

Isto posto, conhecer quais são estes obstáculos e como superá-los, bem como as oportunidades desse ambiente para o setor de turismo online, são maneiras de ter ótimos resultados.

Quais são os desafios do e-commerce?

O gerenciamento de produtos e serviços é uma tarefa complexa e demanda muita organização da parte do empreendedor, principalmente no caso do turismo online, em que os produtos não são – necessariamente – tangíveis, visto que podem oferecer experiências. 

Os hábitos de consumo mudaram muito nos últimos anos e os consumidores ficaram mais exigentes, principalmente devido ao maior acesso à informação.

Neste cenário, a experiência de compra é um fator-chave para fidelizar os clientes, fechar novos negócios e construir uma marca forte no segmento de atuação.

Existem vários desafios na jornada empreendedora, principalmente para as pessoas que estão começando do zero. Desse modo, os principais aspectos que demandam atenção e preparação são:

1. Segurança de dados

Os consumidores estão cada vez mais optando pela compra pela internet, por conta da praticidade agregada e pelo aumento da segurança que é cada vez mais proporcionada durante as transações. 

No entanto, nos últimos anos, algumas notícias relacionadas ao vazamento de dados ganharam destaque, começando a preocupar as pessoas.

O fator segurança tem sido decisivo para a desistência das compras online. Sendo assim, ter uma marca associada a problemas de proteção de dados é algo que gera um impacto negativo nas vendas.

Uma maneira de resolver essa questão é ter uma plataforma de e-commerce que tenha protocolos severos sobre segurança da informação e que siga as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Ter um selo de segurança no site e usar autenticação em dois fatores são detalhes que podem fazer a diferença nas questões de segurança, trazendo mais tranquilidade aos clientes e preservando a marca e o consumidor. 

Deste modo, incorporar estes recursos no seu e-commerce de turismo online, ou mesmo de produtoras de filmes, é uma ótima solução para tornar os check-outs mais efetivos e seguros.

2. Logística

A venda de serviços exige investimentos em logística para que todos os processos ocorram com eficiência. Por exemplo, garantir que há quartos disponíveis para hospedagem antes de disponibilizar as vagas no site para locação.

A organização deste setor envolve desde o controle de vagas em hotéis, roteiros disponíveis e atividades propostas até o gerenciamento do sistema de envios de mensagens e de promoções.

Além disso, no fluxo logístico podem estar incluídos os processos de armazenagem, picking (separação de produtos), packing (embalo) e por fim o envio dos souvenirs ou kits de fidelização aos consumidores, assim como ocorre em um sistema de portas corta fogo.

3. Comunicação personalizada

Uma comunicação personalizada aproxima os clientes do seu site, gerando a identificação com a marca. 

Um carrinho abandonado é algo que pode acontecer, o desafio está em compreender o porquê deste acontecimento, o que o consumidor está procurando e tentar um diálogo mais próximo, convertendo essa venda.

Analisar o modo de se comunicar, linguagem e vocabulário que os clientes utilizam pode ajudar na construção do tom das mensagens que serão utilizadas diariamente no e-commerce, atendimento no chat e telefone até as interações nas redes sociais da agência de turismo online, assim como ocorre em empresas de reformas residenciais, ou mesmo destacando esses diferenciais.

4. Boas avaliações e estímulo ao feedback

Os buscadores como o Google tem aperfeiçoado os seus algoritmos nos últimos tempos para entregar os melhores resultados para os usuários, conforme as buscas e interesses.

As avaliações de produtos, atendimentos, serviços tem sido um recurso considerado para isso. Inclusive, um fator de avaliação do próprio consumidor, antes de concluir a compra, visto que esses depoimentos agregam mais credibilidade à marca.

Conseguir a avaliação de um cliente pode ser algo extremamente desafiador, exigindo estratégias de atuação muito eficientes, com mensagens e comunicados solicitando que a pessoa avalie o processo de compra.

Uma maneira de vencer este desafio é oferecendo algum benefício em troca, por exemplo, descontos, frete grátis, entre outros.

O site pode oferecer brindes simples, como embalagens personalizadas com desenhos de viagens. 

Deste modo, pesquisar preços de piso laminado colocado com rodapé preço é o jeito de ter as embalagens diferenciadas para colocar os brindes e assim conquistar mais os clientes, promovendo uma melhor experiência durante a viagem e nos cuidados com o consumidor.

Estratégias para vendas no segmento de turismo online

Pensar em estratégias que não exigem grandes investimentos e que contribuem positivamente nas vendas é um desafio dos sites focados em turismo online.

Por isso, apostar em técnicas avançadas mescladas com algumas mais básicas podem render ganhos interessantes em curto, médio e longo prazo.

1. Desenvolva programas de fidelidade

Criar programas de fidelidade é uma opção inteligente para os empreendedores do setor do turismo online que desejam aumentar as vendas e ampliar as oportunidades com o mesmo cliente, sendo uma ação menos custosa.

Este processo acontece porque as pessoas que participam deste programa podem se sentir mais confortáveis para fazer novas compras, visando os benefícios que terão com o programa.

Quanto maior a frequência de compra do cliente, mais lucros com as vendas e melhores as vantagens que podem ser concedidas.

2. Aposte na automação de marketing

O principal objetivo da automação de marketing é potencializar a eficiência da captação de clientes e vendas, reduzir os índices de tarefas manuais e preparar o negócio para atuações mais personalizadas e escaláveis na interação da empresa nos diversos canais online.

Boa parte das tarefas feitas manualmente podem ser automatizadas e estas ferramentas proporcionam muitos benefícios para as ações comerciais, que se tornam mais assertivas e inteligentes.

3. Acredite no poder de e-mail marketing

Os dados captados podem ser utilizados como ferramentas para nutrir os visitantes, oferecendo conteúdos, dicas e ofertas para gerar interesse no turismo online. 

O e-mail é uma ótima ferramenta para a comunicação diária com a audiência, já que possibilita um diálogo mais direto e pessoal.

Pensar nos conteúdos que podem ser enviados e respeitar o espaço dos visitantes é um ponto muito importante para não se tornar invasivo.

4. Entregue valor aos seus clientes

Mostrar aos clientes que ao fazer compras de serviços de turismo no seu e-commerce eles podem ter excelentes benefícios, amplia as chances de torná-los clientes fiéis.

Além disso, uma boa experiência aumenta as possibilidades dos seus clientes indicarem o seu site para amigos, ampliando a rede de alcance e encurtando a jornada de compra. Por isso, lembre-se que mais do que vender pacotes de viagem, é preciso vender sonhos e experiências.

Essa estratégia pode ajudar muito não só um site especializado em serviços de turismo online, mas também uma empresa que atua nas vendas de artefatos de cimento.

5. Explore canais pouco utilizados

Apostar em canais diferenciados para a divulgação das novidades do seu site pode ser uma escolha interessante para aumentar as vendas e promover os conteúdos, bem como atingir públicos mais diversos.

Procurar grupos nas redes sociais é uma maneira de divulgar alguns materiais e entender se há interesse por parte das pessoas no seu negócio.

Acompanhar as tendências e o surgimento de novos canais são maneiras de se diferenciar dos concorrentes.

6. Crie parcerias com influenciadores de viagem

Pensar em influenciadores da sua região é uma possibilidade que ajuda a fortalecer a sua marca de turismo online. 

Um ponto importante é que os influenciadores não precisam ter milhares de seguidores, demandando uma rede consistente e fidelizada para agregar bons resultados e ampliar as oportunidades de negócios, visto que o profissional agregará estilo de vida, benefícios e confiança ao serviço da sua marca, ampliando a base de contatos.

Entrar em contato para propor parcerias que sejam lucrativas e interessantes para ambas as partes é o começo desse processo e pode gerar mais vendas no site, graças a autoridade que o influenciador tem e transmite.

7. Desenvolva um sistema de vendas

Seja em curto, médio ou longo prazo, é importante ter uma boa estrutura de vendas e um site bem estruturado. 

Seja para aumentar o número de vendas de concentrador de oxigênio preço em sites focados em equipamentos médicos ou para os pacotes de viagem no setor de turismo, é necessário organização.

Uma estrutura inadequada e um péssimo atendimento podem comprometer as vendas. Por isso, ter uma boa atuação nas redes sociais e no blog é o modo de atrair os novos visitantes e os que já são clientes para o site, aumentando as oportunidades de venda.

Portanto, estar atento aos principais desafios do e-commerce e pensar em estratégias para aumentar as vendas no turismo online, assim como de anéis de segmento, são maneiras de conquistar novas negociações, ter mais vendas, lucros e clientes satisfeitos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.