Após ataques, Terra Guajajara receberá Força Nacional no MA

Desde o último sábado, o interior do Maranhão tem passado por um momento de tensão violenta.

Após ataques contra um grupo de indígenas no Estado do Maranhão, será publicada no Diário Oficial da União, uma Portaria do Ministério da Justiça autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai) na Terra Indígena de Cana Brava Guajajara, localizada no interior do Maranhão.

A medida tem por objetivo “garantir a integridade física e moral dos povos indígenas, dos servidores da Funai e dos não índios” na região pelo prazo de 90 dias, contados a partir do dia 10 de dezembro e podendo ser prorrogado, se necessário.

No último sábado (7), dois índios Guajajara foram mortos durante atentado, o que causou revolta na população indígena e também em algumas lideranças do Estado. Alguns bloquios foram feitos em rodovias.

Índios bloqueiam rodovia após ataques. (Foto: Divulgação / Josoaldo de Oliveira)

De acordo com a portaria, o contingente será definido pelo ministério, de acordo com planejamento a ser definido. A medida é em resposta ao atentado contra líderes indígenas Guajajara, ocorrido no último sábado (7) na BR-226, entre as aldeias Boa Vista e El Betel.

Duas mortes foram confirmadas pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão. Segundo a secretaria, há dois índios feridos em decorrência do ataque. (Com Pedro Peduzzi / Agência Brasil)

Força NacionalGuajajaraÍndioMaranhãoMoro
Comentários (0)
Fazer Comentário