Anvisa pede suspensão imediata de aplicação de AstraZeneca em gestantes

Alguns estados já adotaram a recomendação da Anvisa e suspenderam a aplicação da AstraZeneca em grávidas, continuando a imunização apenas com doses da Coronavac e Pfizer. Acesse e veja a orientação da Anvisa.

Nesta segunda-feira (10/5), a Anvisa recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela Agência.

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.

Segundo a Anvisa, o uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.

A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.

Os estados de Rio de Janeiro e São Paulo já suspenderam a aplicação da AstraZeneca em gestantes e puérperas, e informaram que a decisão será mantida até que haja novas recomendações.

(Com Agência Brasil)

Quer receber as notícias em primeira mão? Acesse e entre no Grupo de Notícias da 93FM, e saiba tudo que acontece no estado, em real time. 

Grupo de WhatsApp 93FM 

 

Grupo do Telegram 93FM

 

Leia também –

Mulher Cai Em Frente A Hospital E Fica 40 Min No Chão Sem Ser Atendida

 

“Fura-Filas” Da Vacina Podem Pegar Até 6 Anos De Prisão

 

SINOP: Colisão Violenta Deixa Jovem De Apenas 23 Anos Morto

 

 

AnvisaAstraZenecaCovid-19Não recomendada a gestantesSuspensãovacinação
Comentários (0)
Fazer Comentário