Abelhas capturadas em residência dão a primeira safra de mel

O Corpo de Bombeiros de Sorriso, que havia realizado a captura, visitou a produção.

Em Sorriso, um grupo de abelhas capturadas pelos Militares da 10ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, tiveram a sua primeira safra da produção de mel. O Corpo de Bombeiros já havia feito uma capacitação para a ideal e adequada captura de abelhas, para eventuais necessidades na região urbana da cidade.

Acontece que o município de Sorriso conta com a Lei Municipal 2981/2019 que regula o Programa Vitamel da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama). Diante disso, o município possibilita aos produtores da agricultura familiar, recursos para que as abelhas possam produzir mel, de forma saudável.

No ano passado, especificamente em 21 de dezembro, os militares do Corpo de Bombeiros haviam recebido uma solicitação de uma moradora, do bairro Bela Vista, em Sorriso. A solicitação era para que os militares retirassem um enxame de abelhas que teria invadido a sua residência.

Por haver esse Programa Vitamel, os militares destinaram as abelhas à uma família que se enquadra na agricultura familiar.

Já na manhã desta quinta-feira (14), o Corpo de Bombeiros foi visitar a propriedade do apicultor Walter Nerecke para acompanhar a colheita de mel oriundo de abelhas capturadas. Trata-se da primeira safra de mel, produzidas pelas abelhas capturadas.

AbelhasAgricultura FamiliarCorpo de BombeirosProdução de MelSorriso