A Chupeta Faz Bem ou Mal Para o Bebê? Veja as Questões Envolvidas

A chupeta basicamente é mamilo feito de silicone, usada por centenas de milhares de famílias em todo o mundo para acalmar o bebê.

Mesmo com toda a sua popularidade da chupeta, alguns especialistas recomendam que os pais e cuidadores do bebê não usem a chupeta para fazê-lo parar de chorar ou dormir. Isso porque além de diminuir os laços entre o bebê e as pessoas que estão ao seu redor, a chupeta ainda pode causar alguns danos ao desenvolvimento do seu pequeno.

Malefícios provocados pela chupeta

Os recém-nascidos e os bebês possuem uma enorme necessidade de sucção no início de suas vidas, e isso é extremamente normal. O ato de sugar acalma o bebê e o faz ficar mais relaxado. Isso significa que qualquer coisa que você dê para o seu pequeno sugar, ele imediatamente irá pega-lo com a boca. Mas isso não quer dizer que ele adora a chupeta desde o início.

Isso quer dizer que você acostumou o seu bebê a se acalmar usando a chupeta e acabou se tornando um hábito.

Alguns dos malefícios causados pelo uso contínuo e prolongado da chupeta são:

  • Diminuir os laços entre o bebê e a mamãe
  • Problemas e dificuldades com a amamentação
  • Deformações na arcada dentária e maxilar
  • Maior probabilidade de o bebê desenvolver infecções no ouvido
  • Aumenta significativamente o contágio com doenças e infecções
  • Atrapalha no desenvolvimento da fala

A chupeta acaba roubando o momento que os pais teriam para estreitar os laços com o bebê, acalmando-o e estabelecendo uma relação de segurança com ele.

Eu sei que a maternidade vem carregada de inúmeros obstáculos e desafios, exigindo muita disposição física e mental dos pais. Mas embora este seja um momento realmente desafiador, em que o uso da chupeta torna tudo mais fácil e prático, este momento passa tão rápido que logo você terá só a saudade de acalmar seu bebê em seus braços.