O público-alvo é um dos pontos mais importantes na hora de elaborar uma promoção.
Entender o seu público alvo e quais são suas necessidades é indispensável para uma promoção com resultados positivos.
A análise de clientes pode ser realizada a partir das seguintes características:
- Comportamental
- Demográfica
- Social
- Econômica
- Psicológica
Para analisar seu público e suas necessidades você deve ter em mente apenas as segmentações cabíveis em seu ramo de negócio.
Para isso, definir o seu nicho de mercado é de extrema importância, tendo em vista que ela definirá quais características do seu cliente devem ser analisadas.
Quando o seu produto for direcionado para o público correto, sua gestão de vendas funcionará mais precisamente.
E consequentemente o lucro da sua empresa irá aumentar.
Pois você passará a vender seus produtos ou serviços para clientes que realmente estejam interessados.
Alguns dos nichos de mercado são:
- Crianças
- Adolescentes
- Geeks e Nerds
- Donas de Casa
- Noivos
- Amantes de aventura
- Animais de estimações
- Empresários
Público-alvo
Uma das maiores dificuldades encontradas na hora de conhecer e analisar profundamente seus clientes está na abordagem.
Você não deve simplesmente fazer perguntas ao seu público alvo, e sim realizar uma análise complexa de seus desejos e personalidade.
Neste conceito, as personas são muito úteis, pois elas guiarão o seu processo de conhecimento e descoberta de novos clientes em potencial.
No momento de construir sua persona, o mapa de empatia é muito útil:
Para preencher seu mapa de empatia, análise as seguintes questões:
I – Compreenção da Persona
II – Informações Demográficos
III – Características
IV – O que meu cliente vê?
V – O que meu cliente escuta?
VI – O que meu cliente pensa e sente?
VII – O que meu cliente fala e faz?
VIII – Quais são as dores do meu cliente?
IX – Quais são as aspirações do meu cliente?