1º Indígena é vacinada contra a Covid-19 em Mato Grosso

Da etnia Bakairi, Elidia disse estar alegre ao receber a primeira dose da vacina.

A mato-grossense Elidia Takiro Peruare, de 64 anos, foi a primeira indígena vacinada contra a Covid-19 em Mato Grosso. A vacinação ocorreu na CASAI de Cuiabá nesta terça-feira (19.01), quando outros três índios também foram imunizados.

A Da etnia Bakairi, Elidia disse estar alegre ao receber a primeira dose da vacina.

“Fiquei muito alegre, muito mesmo. Eu acho que eu vou me sentir melhor agora, porque a gente não pegou o coronavírus”.

No ato simbólico, também foram vacinados, Valdomiro Rodrigues Soares, de 54 anos e da etnia Bakairi, e o Alikose Enawene, de 20 anos e da etnia Enawene Nawe.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, participou do evento simbólico das primeiras aplicações da vacina no estado e enfatizou a importância da imunização.

“Esse ato simbólico é importante porque busca sensibilizar a população indígena sobre a importância da vacina. A vacinação é uma responsabilidade da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), mas o Estado trabalha na logística de distribuição dessas doses para que a vacinação possa iniciar”, pontuou o gestor.

Figueiredo também explicou que as primeiras doses já devem começar a chegar nesta terça-feira (19) aos municípios de Mato Grosso.

“Já começamos a fazer o encaminhamento das vacinas ao interior. Os Distritos Sanitários de Saúde Indígena (DSEIs) fazem a retirada dos imunizantes nos nossos Escritórios Regionais, sendo que as doses serão escoltadas com a ajuda do Exército Brasileiro até as aldeias”.

O coordenador do DSEI Cuiabá e representante da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Audimar Rocha, enalteceu a chegada das doses e frisou que estará “na ponta vacinando todos os nossos profissionais de saúde e todos aqueles indígenas que estão dentro do protocolo”.

“As pessoas questionam a vacinação já no primeiro lote dos povos indígenas, mas só questiona quem não conhece a realidade ou quem não vai a uma aldeia. Fico emocionado que, de 126 mil doses para Mato Grosso, 60 mil serão para os povos indígenas”, concluiu.

COM ASSESSORIA

 

Leia também-Mulher É Atropelada Por Empilhadeira Em Sorriso

Acompanhe essa e outras notícias no Jornal 93FM

IndígenasMato Grossovacina