17 espécies de árvores frutíferas poderão trazer pássaros em espaço urbano

Cerca de 200 matrizes serão plantadas no primeiro momento, com sementes de boa cepa (com poder de reprodução).

Árvores frutíferas serão plantadas no espaço urbano do município de Sinop, para alimentar os animais silvestres, cultivar a presença de pássaros e também oferecer à população a possibilidade de desfrutar de diversos sabores. Isso será possível através da ONG EcoaArtes Amazônia, com o projeto Floresta de Alimentos.

O florestamento com frutíferas na cidade de Sinop contará com 17 espécies de plantas, que foram transportadas por cerca de dois mil quilômetros, de Belém (PA). As matrizes, como são chamadas as mudas, passaram por um período de um ano na unidade de referência da Embrapa para que fizessem a adaptação, antes de serem plantadas.

As mudas já estão sendo plantadas em espaços da cidade. (Foto: Rômalo Bessa / 93 FM)

Pesquisadores da UFMT, estagiários e zeladores do município irão fazer uma mapeação para cuidar e fazer a manutenção dessas plantas. De acordo com informações de especialistas, dentro de cinco anos a árvore poderá dar frutos, que ficarão de fácil acesso aos moradores da cidade.

Algumas das espécies que serão plantadas em Sinop, já existem na região, porém não estão em uma boa condição de cultivo. De acordo com a diretora da ONG Ecoartes, Márcia Martins, as árvores são nativas do bioma amazônico, porém estão desaparecendo e esse desaparecimento das espécies pode afastar os pássaros.

“São frutíferas nativas da amazônia, desse bioma, que pouca gente conhece. Essas frutas estão indo embora, isso afugenta cultura, pássaros, animal e também gente, você acaba tendo empobrecimento genético”, disse a diretora.

Diretora da instituição, Márcia Martins, em Entrevista ao Ednaldo Lobo, repórter da 93 FM. (Foto: Rômalo Bessa)

Márcia ainda disse que será possível integrar a tecnologia com o Meio Ambiente, possibilitando uma interação divertida e saudável entre a natura e os moradores que passarem pelas frutíferas.

“Todo mundo vai saber que fruta tem na frente de casa, basta pegar o QR Code, se vai saber que árvore é essa. E pode curtir, pode interagir, dar dicas, pode falar que floriu ou deu frutos. A ideia é todo mundo participar dessa ação de preservação”, finalizou Márcia Martins, diretora da ONG Ecoartes.

Cerca de 200 matrizes serão plantadas no primeiro momento, com sementes de boa cepa (com poder de reprodução), em espaços públicos da cidade, parque florestal e também algumas escolas estarão sendo contempladas. A ideia do projeto é para longo prazo e, com a ajuda da sociedade organizada, florestar toda a cidade.

Nesta sexta-feira (24), algumas autoridades representando a Prefeitura Municipal de Sinop, representantes da ONG, e também a Secretária de Meio Ambiente, Ivete Malmann, estiveram no Parque Florestal para fazer um ato de explicação à imprensa, sobre o projeto e seus principais objetivos.

Além de fornecer alimento aos moradores e também atrair diferentes tipos de aves com os frutos, o projeto também prevê a confecção de obras artísticas com as sementes das árvores. Já existem inúmeras jóias, que foram feitas a partir da semente desses frutíferos, que muitas pessoas gostam da ideia e acabam comprando para o próprio uso.

Uma equipe da ONG estará indo até uma aldeia no interior de Mato Grosso, no próximo domingo (26), para que as árvores também sejam plantadas e cultivadas pelos povos indígenas. No site da instituição é possível ver as imagens dos tipos de produtos que podem são produzidos a partir das sementes.

Coletiva de imprensa com representantes da Ecoarts. (Foto: Rômalo Bessa)

Com o passar dos anos, toda a região norte mato-grossense deve contar com várias espécies de árvores frutíferas. O projeto conta com apoio além da Prefeitura Municipal de Sinop, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de instituições de ensino que também farão o plantio.

Os cuidados com o Meio Ambiente podem ser considerados, de grande importância para a comunidade local, pelas possibilidades apresentadas aos moradores de possuírem uma vida saudável, em contato direto com a natureza e unindo-a com o avanço tecnológico que é vivenciado dia-a-dia, pelas pessoas no mundo todo.

Veja quais serão as espécies de frutíferas. (Foto: Rômalo Bessa / 93 FM)
Comentários (0)
Fazer Comentário