Vigiagro barra 140 toneladas de uvas passas contaminadas

A Interceptação ocorreu entre junho e setembro, após constatação que apresentava quantidade de ocratoxina A acima do permitido.

A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), um órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, interceptou e impediu a comercialização de mais de 140 toneladas de uvas passas contaminadas que tinham como destino a região metropolitana de São Paulo.

Segundo as autoridades, a interceptação do produto importado ocorreu entre junho e setembro em postos de fronteira do Porto de Santos (SP) e do Porte Seco de Foz do Iguaçu (PR), após constatação de que apresentava “quantidade de ocratoxina A acima do permitido” – substância produzida por alguns tipos de fungos.

Segundo o Ministério da Agricultura, em condições ambientais adequadas, a substância pode estar presente em produtos alimentares, como cereais, frutos secos, café, cacau, uvas, e processados, como vinho, cerveja ou sumos de fruta. Por meio de Nota, o ministério informou que “No entanto, excedendo o limite permitido de micotoxina torna-se tóxica, sendo prejudicial à saúde”.

O auditor fiscal da operação, Tiago de Dokonal Duarte, informou a Agencia Brasil, que já foram bloqueadas cargas de uva passa com mais de nove vezes o limite permitido. Vale ressaltar que lotes importados de amendoim, milho, amêndoas, pistache, frutas secas e milho de pipoca, incluindo subprodutos, só podem ser liberados a comercialização no Brasil, após a analises de micotoxinas feitas por laboratórios credenciados.

 

Alimentos Contaminados: Conheça as Micotoxinas

As micotoxinas são metabólitos tóxicos secundários produzidos por fungos filamentosos. Os fungos crescem e se proliferam bem em grãos quando em condições ideais de temperatura, umidade e presença de oxigênio.

As principais micotoxinas de ocorrência em grãos e subprodutos utilizados na nutrição animal no Brasil são: aflatoxinas, fumonisinas, zearalenona, tricotecenos e ocratoxina A. Outras micotoxinas, mesmo que ocorram em menor frequência, provocam importantes perdas econômicas quando contaminam os alimentos e também na contaminação de humanos.

Com a necessidade do aprimoramento constante da área de nutrição animal, o controle e o gerenciamento das micotoxinas constituem um desafio importante, pois, por razões econômicas e de saúde pública, as micotoxinas requerem cada vez mais atenção.

 

Leia também – Sinop Tem 8.498 Casos De Pessoas Recuperadas Da Covid-19

 

Acompanhe ouras notícias no Jornal da 93FM 

 

ContaminaçãoContaminação de Uva passaMinistério da AgriculturaUva passa
Comentários (0)
Fazer Comentário