Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM

Tire seu Pequeno da Frente das Telas e Incentive o Contato Físico e Emocional

0 27

Nos dias de hoje é imensamente comum os pais recorrem a programas infantis como a Galinha Pintadinha, o Patati Patatá e a Peppa na hora de distraírem seus filhos.

Desde os primeiros meses de vida os bebês recebem uma enxurrada de cores e estímulos visuais que os fazem ficar hipnotizados com as telas, seja da televisão, computador ou smartphone.

Para alguns pais, esta pode parecer a melhor opção para acalmar e distrair os pequenos, pois como muitos deles relatam: É só colocar a Galinha Pintadinha e pronto! O bebê para de chorar e fica longos períodos distraído com o desenho.

O porquê da contraindicação

Apesar de parecer inofensivo e até bonitinho, a hipnose que esses desenhos e programas infantis provocam no bebê podem acabar afetando seu desenvolvimento. O recomendado pelos especialistas é que a exposição às telas deve ser extremamente controlada para crianças com menos de 2 anos.

Isso porque o excesso de televisão ou celulares pode contribuir para o aparecimento de distúrbios do sono e acabam prejudicando os laços afetivos entre o bebê e os pais.

No início os bebês possuem uma linguagem bem rudimentar, por isso recorrem ao choro para expressar suas necessidades. Em seus primeiros meses de vida, o bebê passará por grandes mudanças e adaptações, por isso precisam de muito carinho e compreensão dos pais.

O colo, os afagos, o abraço, as brincadeiras, as canções de ninar possuem grande importância para o desenvolvimento emocional da criança e fortalecem os laços afetivos entre pais e filhos.

Quando você acostuma o bebê a se acalmar com a Peppa, você está transferindo a ela o papel de educar seus filhos.

Embora seja imensamente desafiador, o bebê precisa da companhia dos pais para se desenvolver de forma saudável. Por isso, desligue a televisão e aproveite cada segundo ao lado do seu pequeno.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies